teste ergômétrico

o que é?

O teste ergométrico ou teste de esforço é um exame usado para analisar o funcionamento do coração antes, durante e após um esforço físico.

para que serve?

É útil para identificar sinais de uma série de alterações cardíacas, como arritmias, alterações de pressão arterial, sopro, insuficiência cardíaca, isquemia e doenças coronarianas diversas. Também ajuda a avaliar a qualidade da função cardiorrespiratória e se o padrão de frequência cardíaca está dentro da normalidade.

como se preparar?

Ele é feito em uma esteira, como as de academia. Como o paciente vai precisar caminhar ou correr, deve-se levar uma roupa esportiva confortável para essa atividade. Devido aos eletrodos, pode ser necessário raspar os pelos para possibilitar a adesão (geralmente o procedimento é feito no local, mas pode ser solicitado que o próprio paciente se depile). Pelo mesmo motivo, não se deve utilizar pomadas ou cremes na região no dia do exame. Ao contrário da maioria dos exames, o teste não deve ser feito em jejum. Por outro lado, não se alimente logo antes do exame. Faça uma refeição pelo menos 2 horas antes ou coma alimentos leves 1 hora antes. Também não fume 2 horas antes nem 1 hora depois do teste. Quando lhe prescreverem o teste, lembre-se de informar ao médico se você tomar quaisquer medicamentos, pois pode ser indicada sua suspensão por um período antes do exame.

procedimento

São colocados eletrodos no tórax do paciente e uma braçadeira para medir a pressão arterial. Em alguns tipos de teste, que avaliam mais minuciosamente a função respiratória, pode ser colocada também uma máscara, parecida com uma máscara de gás. Primeiro, são feitos registros com o paciente em repouso, parado sobre a esteira. Existem diferentes tipos de teste, mas em geral o paciente começa o esforço caminhando por cerca de 5 minutos. A partir daí, o médico ao lado aumenta progressivamente a velocidade e a inclinação da esteira enquanto registra a atividade cardíaca de acordo com cada mudança na intensidade. Geralmente, o paciente corre até que alcance a exaustão ou até o médico identificar algum sinal que indique o término (há protocolos com condições que orientam o encerramento, como falta de ar, elevação ou queda da pressão arterial em uma determinada medida). Quando a esteira é desligada, o paciente não deve sair imediatamente, pois há medidas que são registradas nesse período de recuperação. Aguarde a orientação do médico.

fale conosco

Esse é o canal disponível para pacientes, familiares e acompanhantes, que desejem manifestar suas críticas, solicitações, elogios e sugestões.


ou

× Olá, posso te ajudar?